segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Situação da ANC...Leiam!


Ex.mo Sr. Dr. Luís Providência
Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra


Em reunião havida no passado dia 9 do corrente mês de Janeiro, teve V. Ex.ª a oportunidade de expor à Associação de Natação de Coimbra o facto e as razões que motivaram a não aprovação, pela Câmara Municipal, da sua proposta de isenção de taxas de utilização das Piscinas Municipais na realização de competições regionais, conforme havia sido solicitado por esta Associação.
Sem por em causa as razões puramente económicas invocadas, convém lembrar desde já que tal isenção corresponde a uma prática desde há muito instituída e que vem constituindo a base de uma parceria entre a Associação de Natação e a Câmara Municipal de Coimbra com o objectivo de dinamização e desenvolvimento da prática desportiva na nossa cidade, neste caso da natação.

Por outro lado, não dispõe, a ANC, em qualquer hipótese, de verbas que permitam efectuar o pagamento das referidas taxas de utilização das piscinas, situação que recusamos, sempre e enquanto nos for possível encontrar alternativa para a realização das nossas competições, noutros locais e sem custos. Os sucessivos cortes orçamentais que vêm afectando a ANC, decorrentes também do decréscimo de actividade, número de atletas e de resultados, consequência ainda dos constrangimentos a que fomos forçados, não permitem antever para breve o desafogo financeiro que possa cobrir tais encargos, quando já cortámos, mesmo, nas despesas com prémios e medalhas.

Registamos, ainda, o quanto nos espanta esta posição da Câmara Municipal de Coimbra, numa altura em que, após alguns anos de contingências e sacrifícios com graves prejuízos para clubes, atletas e Associação, seria espectável o apoio inequívoco a esta modalidade, como publicamente foi anunciado em diversas ocasiões, pelos responsáveis da CMC, nomeadamente pelo seu Presidente, Dr. Carlos Encarnação. Ou será que já se esqueceram dos fantásticos e apoteóticos momentos que registámos na inauguração dos novos planos de água de Coimbra e nas promessas feitas de que “agora é que é…” e “agora não há desculpas…”, referências claras e inequívocas do que representam para a Cidade e em particular para a Natação de Coimbra, a concretização do sonho de muitas gerações de jovens, nadadores e amantes da natação.

Esperando que a recusa de isenção das taxas de utilização possa, ainda, vir a ser reconsiderada, vimos expor a V. Ex.ª o seguinte:

1 – A Associação de Natação de Coimbra, de âmbito distrital, estende a sua actividade muito para além do distrito de Coimbra (registando clubes filados do distrito da Guarda e Castelo Branco). Contudo, face à grande tradição da prática da modalidade na cidade de Coimbra, é aqui que se encontram cerca de 60% dos seus nadadores filiados, razão pela qual, para além da excelência das infra-estruturas, procuramos realizar a maior parte das nossas competições em Coimbra.
2 – Assim, das 28 competições incluídas no Calendário Regional de Natação Pura para a presente época 2006-2007, 14 foram agendadas para Coimbra, sendo 12 as competições organizadas pela Associação de Natação de Coimbra e relativamente às quais foi solicitada a isenção de taxas, à semelhança do que se verifica nas restantes competições realizadas em piscinas de outros municípios. As 12 competições a que nos referimos são:

· 17/18/19 de Novembro – Campeonatos Regionais de Piscina Curta – Pisc. Rui Abreu
· 25 de Novembro – Festival de Apresentação de Cadetes – Pisc. Luís Lopes da Conceição
· 20/21 de Janeiro – Torneio Nadador Completo Categorias – Pisc. Rui Abreu
· 17/18 de Fevereiro – Torneio “Dia Olímpico” – Complexo Olímpico de Natação
· 9/10/11 de Março – Campeonato Regional de Juvenis (ANC+ANA+ANDL) – Complexo Olímpico de Natação
· 16/17/18 de Março – Campeonato Regional – Jun e Sen (ANC+ANA+ANDL) – Complexo Olímpico de Natação
· 1 de Abril – Torneio Master – Pisc. Luís Lopes da Conceição
· 5/6 de Maio - Campeonato Regional de Clubes – Infantil e Absoluto - Complexo Olímpico de Natação
· 9/10 de Junho – Torneio Especialista – Juv-Jun-Sen – Complexo Olímpico de Natação
· 24 de Junho – Torneio Inter-Associações do Centro (ANC+ANA+ANDL) – Complexo Olímpico de Natação
· 6/7/8 de Julho - Campeonato Regional de Infantis (ANC+ANA+ANDL) – Complexo Olímpico de Natação
· 12/13/14/15 de Julho – Campeonato Regional de Juvenis e Absolutos (ANC+ANA+ANDL) – Complexo Olímpico de Natação

3 – Destas competições, 2 já se realizaram em 2006 com isenção de taxas, restando 10 competições para concluir a época em 2007.
4 - Mantendo-se a intenção de não isentar de taxas estas competições, a ANC ver-se-á forçada, numa primeira reacção, a anular uma delas (Torneio Inter-Associações previsto para 24 de Junho e que envolveria nadadores dos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria) e a transferir para outros locais, incluindo para fora de Coimbra, outras 5 competições, tendo já obtido apoio das respectivas autarquias:
· 20/21 de Janeiro – Torneio Nadador Completo Categorias – Pisc. Municipal de Mira
· 17/18 de Fevereiro – Torneio “Dia Olímpico” – Pisc. Municipal de Condeixa
· 1 de Abril – Torneio Master – Pisc. de Celas
· 5/6 de Maio - Campeonato Regional de Clubes – Infantil e Absoluto – Piscina Municipal de Cantanhede
· 9/10 de Junho – Torneio Especialista – Juv-Jun-Sen – Pisc. Municipal de Mira
5 – Ficaríamos, deste modo, restringidos às 4 competições a que correspondem os Campeonatos Regionais, a realizar no Complexo Olímpico de Natação e nas quais pretendíamos ver reunidos nadadores de toda a Região Centro, isto é, com a participação e organização conjunta das Associações Regionais de Natação de Aveiro (ANA) e de Leiria (ANDL), triplicando o número de atletas participantes, elevando o nível da competição e atraindo a Coimbra muito mais gente, com evidentes repercussões no comércio, restauração e hotelaria da cidade..
6 – Estes Campeonatos, de âmbito supra regional, resultam do carácter também supra regional do Complexo Olímpico de Natação que não foi feito para servir apenas Coimbra, mas tem uma importância e abrangência muito mais ampla, por todos reconhecida, justificando plenamente a realização de eventos desta natureza.
7 – Contudo, não estão aquelas Associações disponíveis para comparticipar quaisquer custos de utilização das piscinas, optando, caso tal exigência se mantenha, por realizar os seus campeonatos nas suas regiões. Nesta hipótese, a Associação de Natação de Coimbra optará por reduzir o número de competições, juntando os campeonatos regionais que se resumiriam a dois momentos, ou seja, duas competições, uma em Março e outra em Julho.
8 – Ainda assim, mesmo que nos restassem apenas duas competições para realizar em Coimbra, não está a ANC em condições financeiras de suportar os custos de utilização das piscinas, pelo que, a nossa opção será, mais uma vez, deslocalizar estas competições para fora de Coimbra.
9 – Pensamos que não faz qualquer sentido que tal situação se venha a verificar. Numa altura em que Coimbra dispõe da melhor piscina de 50 metros do país, os nadadores que nela treinam diariamente vêem-se impedidos de aí realizar as suas competições regionais.
10 – Nestas condições estará a Câmara Municipal de Coimbra disponível para apoiar os clubes da sua cidade no transporte dos seus atletas, forçados a competir fora de Coimbra? E a apoiar a Associação de Natação de Coimbra na deslocação do seu equipamento de cronometragem electrónica e no transporte das suas equipas de arbitragem constituídas em média por 15 a 18 árbitros?
11 – Por último, gostaríamos de saber se a cobrança de taxas de utilização é extensível a todos os equipamentos desportivos municipais, incluindo o Estádio Cidade de Coimbra, relativamente ao qual não nos consta que a Académica-OAF pague qualquer importância.

Queremos continuar a acreditar que a aposta da Câmara Municipal de Coimbra na concretização das novas piscinas, de que todos nos orgulhamos, teve como objectivo a sua utilização para a realização de competições de natação, ou outras teriam sido a sua forma e dimensões e não teriam sido necessárias bancadas, nem equipamentos de cronometragem.
Queremos continuar a manter um elevado nível de motivação dos nossos jovens nadadores, seus treinadores e dirigentes, cientes das excelentes condições de treino de que dispõem e sobre quem toda a cidade tem os olhos postos, na expectativa de melhores resultados e prestações futuras.
Queremos, pois, continuar a apostar que a Natação de Coimbra vai voltar a colocar-se nos mais elevados patamares da natação nacional, enchendo de orgulho todos os conimbricenses e, em particular, a sua Câmara Municipal.

Para tal é necessário que não deixem morrer o nosso sonho, transformando-o num pesadelo de que dificilmente acordaremos.

Por tudo isto, solicitamos, mais uma vez, seja ponderada e aprovada a isenção de taxas de utilização das piscinas municipais, de acordo com o pedido formulado.


Com os melhores cumprimentos


A Presidente da Associação de Natação de Coimbra

Sem comentários: