segunda-feira, 10 de março de 2008

Boas Notícias do CDR-ABPG (Natação)

CAMPEONATOS NACIONAIS DE NATAÇÃO – ZONA NORTE
Três Pódios para o CDR-ABPG!!!

Maria Manuela Frade (96), Infantil B e Pedro Miguel Ribeiro (95), igualmente Infantil B, conquistaram nos Campeonatos Nacionais do Norte, três terceiros lugares nas provas de 100 e 200 Bruços e um quarto lugar.

Estiveram presentes nesta competição, que decorreu nas Piscinas Municipais da Mealhada, nos dias 7, 8 e 9 de Março, 261 nadadores que obtiveram tempos de acesso, aos respectivos campeonatos, em representação de 41 Clubes, que representam no total as Associações de Natação do Norte de Portugal, do Minho, do Noroeste, de Aveiro e de Coimbra. Os Clubes mais representados foram, a título de exemplo, o Futebol Clube do Porto (19), o Sporting de Braga (18), o Famalicão (16), o Náutico e Académica de Coimbra (ambos 16), o Paços de Ferreira (15), a Escola Desportiva de Viana (15) e o Clube Fluvial Portuense (14). Estas são apenas algumas das boas escolas que estiveram representadas, sendo que o CDR-ABPG, apenas apresentou os dois atletas supracitados, acompanhados pelo Técnico Rui Nascimento e que foram igualmente os únicos representantes da região da Guarda.

Assim, analisando cada uma das prestações de forma isolada:
Manuela Frade (96), alcançou o 3º lugar aos 200 Bruços, com o tempo de 3´:09”07, a escassos 4” da vencedora, e alcançando tempo de acesso para os Campeonatos Nacionais de Verão, em Vila Nova de Famalicão. Na prova de 100 Bruços, a mesma atleta, logrou com a marca de 1´:27”35, o 3º posto a 3” da vencedora, confirmando também aqui os tempos de acesso aos Nacionais.

Pedro Ribeiro (95), alcançou o 3º lugar aos 100 Bruços, com a marca de 1´:20”82, a 3” do 2º Classificado, confirmando tempo para Nacionais de Verão. Na prova de 200 Bruços, apesar da qualidade do tempo que alcançou, 2´:53”96, ficou a 2” do 2º e a 1” do 3º, alcançando tempos para Nacionais de Verão.

Natação (Masters) – Torneio Nacional de Inverno (Ponte da Barca)
Rui Nascimento (CDR-ABPG), vence 100 Bruços – 2º Escalão

Não foram só os dois jovens acima discriminados, que trouxeram boas notícias quer para o Clube, quer para a região, em matérias de resultados na Natação. Realizou-se no fim-de-semana de 1 e 2 de Março, nas Piscinas Municipais de Ponte da Barca, o Torneio Nacional de Natação de Inverno, nas Categorias de Masters, para nadadores com mais de 25 anos. À semelhança da época transacta o CDR-ABPG, participou no referido evento com o seu nadador Master, Rui Nascimento (74), competindo no 2º Escalão (30 – 34 anos), nas provas de 100 Bruços e 200 Estilos, obtendo o 1º lugar na 1ª das Provas (1´:20”27) e o 3º na segunda (2´:42”93).

Parece que o Clube possui uma predilecção especial para o Estilo Bruços, na Natação, pois para além dos êxitos atrás descritos neste estilo, também outros já se distinguiram em anos anteriores: Daniela Brazete (92), vários títulos regionais, torneios zonais e nacionais, Raquel Lima (94), títulos regionais, torneios zonais e nacionais, Marco Rafael (90), com pódios regionais e presença na selecção regional, Miguel Sousa (93), pódios regionais e torneios zonais, Catarina Marques (94), com pódios regionais e torneios zonais e Pedro Santos (96), vencedor no estilo nos torneios de cadetes.
Campeonatos Regionais de Natação da ANC
Natação do CDR – ABPG com 29 medalhas

Realizaram-se nos Fins-de-Semana de 22 a 24 de Fevereiro, nas Piscinas Rui Abreu, na Pedrulha e nos dias 29 de Fevereiro, 1 e 2 de Março, no Complexo de Piscinas Olímpicas de Coimbra, os Regionais de Natação de Infantis, e de Juvenis, Juniores e Seniores, respectivamente, tendo este segundo evento sido realizado em simultâneo pela Associação de Natação de Coimbra (ANC) e pela Associação de Natação de Aveiro (ANA).

A participação do Clube, envolveu 5 atletas Infantis: Pedro Ribeiro (95), João saraiva (95), Raul Marques (94), Diana Santos (96) e Manuela Frade (95); 6 Juvenis: Raquel Lima (94), Filipa Almeida (94), Isabel Santos (94), Raquel Marques 894), Miguel Sousa (93) e Hugo Almeida (93); 2 Juniores: Ana Rojão (93) e Mariana Duarte (93) e 1 Sénior: Sara Almeida (91), acompanhados pelo Técnico Rui Nascimento e Dirigente Nuno Carvalho.

O saldo destes Regionais, foi uma vez mais muito positivo como em anos anteriores, onde numa Associação muito competitiva e em Piscinas onde os nadadores não possuem praticamente nenhum tempo de prática como é o caso das Piscinas Olímpicas de Coimbra, os nadadores deram uma óptima resposta.

Destacamos as performances individuais de Pedro Ribeiro (95): Campeão Regional aos 400 Estilos e 100 Bruços, tendo este atleta obtido Tempos de Acesso aos Campeonatos Nacionais, aos 100 e 200 Bruços. Manuela Frade (96), Campeã Regional aos 100 Bruços, com Tempos de Acesso aos Campeonatos Nacionais, aos 100 e 200 Bruços. Isabel Santos (94), sagrou-se igualmente Campeã Regional aos 100 Livres, em Piscina Longa, tal como o quarteto juvenil feminino, constituído pelas atletas: Isabel Santos, Filipa Almeida, Raquel Marques e Raquel Lima.

No total o Clube alcançou 29 pódios, escalonados da seguinte forma: Oito primeiros lugares, sete segundos e catorze terceiros.

Estes resultados a par de outros que já foram divulgados na edição anterior deste trimensal, demonstram que, embora com pesos relativos e em contextos diferenciados, Gouveia se converteu num autêntico “Medalheiro” da natação, o que indicia que os apoios e investimentos neste Desporto por parte dos agentes responsáveis, parece ser uma alternativa acertada.

Sem comentários: