segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ANO 2010 COMEÇA VITORIOSO




Não poderia ter começado da melhor forma o ano de 2010, sob a perspectiva desportiva do CDR – ABPG:

Primeira grande notícia, logo ao dobrar o ano, com a divulgação dos Rankings Nacionais de Fundo, onde Pedro Ribeiro Santos (96), Infantil A (na foto), se sagra de novo, pelo 2º ano consecutivo, Campeão Nacional de Fundo, com a pontuação de 1046 pontos, averbados em consequência das suas boas marcas aos 400 Estilos (5´:09”88) e aos 1500 Livres (17:24”59), sendo que nesta segunda se constituiu como o único atleta desta categoria a nadar abaixo dos 18´:00”.

Também neste Ranking Nacional, surgiram muito bem posicionados, Pedro Miguel Ribeiro (95), Juvenil B, na 9ª posição, mercê dos seus 1053 pontos, obtidos com as marcas de 5´:01”58 aos 400 Estilos e 17´45”49 aos 1500 Livres. Também a subir no Ranking Nacional, surgiu outro Infantil A – Alessandro Diogo Carvalho (96) – que se quedou pelo 19º posto, com as marcas de 5´:27”45 aos 400 Estilos e de 19´:01”06, aos 1500 Livres. De salientar ainda as boas prestações de dois nadadores da Associação de Natação do Interior Centro, João Miguel Lopes (96) e Diogo Silva Marzia (96), ambos do Eléctrico Futebol Clube e que obtiveram os 5º e 8º lugares, respectivamente.

Recordes Regionais da ANIC…

Foram recentemente publicados, ainda de forma não oficial a tabela de recordes regionais da Associação de Natação do Interior Centro, no que toca à súmula de tempos escrutinados ao longo das três últimas temporadas desportivas. No balanço desta tabela aparece o CDR – ABPG, como o Clube com mais recordes aí listados, no total 32, divididos em 18 Masculinos e 14 Femininos. Sara Almeida (5 recordes), Raquel Lima (4 recordes), Manuela Frade (2 recordes) e Raquel Marques (1 recorde), correspondendo os outros dois a duas equipas de estafetas. Salientar ainda que neste género a atleta com mais distinções é Ana Rojão do CNG (ex – CDR - ABPG), com um total de 15 recordes, é caso para dizer: uma Associação à sua medida!

Quanto ao género masculino: Pedro Ribeiro (9 recordes), Pedro Santos (5 recordes), Alessandro Carvalho (2 recordes), Miguel Sousa (1 recorde), correspondendo o outro a uma equipa de estafetas. De salientar que neste género os maiores recordistas são Pedro Ribeiro (CDR – ABPG) e Pedro Prazeres (CEN), ambos com 9 recordes cada.

Vitória no Torneio Transfronteiriço…

Realizou-se no dia 16 de Janeiro, nas Piscinas Municipais de Elvas, o Torneio Transfronteiriço de Natação, prova com classificação por Clubes, onde se disputavam os troféus masculinos e femininos nas categorias de absolutos. Para além dos tradicionais clubes da ANIC, estiveram ainda presentes o Clube de Natação de Badajoz e o Clube Futebol Estremoz que assim elevaram para 9 o número de clubes em prova.

No sector masculino, a vitória sorriu ao Clube Desportivo da ABPG, com 97 pontos, seguidos do Clube Elvense de Natação com 94 e o Clube de natação de Badajoz em terceiro com 88. Por parte do CDR – ABPG, nadaram e pontuaram os seguintes nadadores: Alessandro Carvalho (96), Pedro Santos (96), Pedro Ribeiro (95) e Miguel Sousa (93). O Troféu obtido nesta edição quiseram os nadadores e técnico, dedicar ao ex- colega Hugo Almeida, pelos laços e anos de companheirismo.

Em destaque neste sector esteve Pedro Santos, que bateu mais dois recordes do Clube, nomeadamente aos 100 e 200 Costas com as marcas de 1´:08”02 e 2´:25”73 respectivamente, sendo que este 2º já era seu, e que apenas por escassos centésimos não foi recorde regional.

Quanto ao sector feminino, o Clube Desportivo da ABPG, saldou-se pelo 3º posto com 77 pontos, logo abaixo do Eléctrico Futebol Clube, que foi segundo com 87 pontos e do Clube de Natação de Badajoz que venceu este género, com 102 pontos.

Em grande destaque e boa forma, esteve a atleta Maria Manuela Frade (96), Juvenil (na foto) do CDR – ABPG, que simplesmente pulverizou a concorrência e os próprios recordes do Clube e Regionais, nas provas de 100 e 200 Bruços, com os tempos de 1´:19”92 e 2´:49”56, que são TAC´s para os Nacionais de Juvenis de Inverno (Rio Maior) e de Verão (Coimbra), e podem ser preditivos de MAC. Também de salientar as marcas que a atleta obteve aos 200 Costas (2´:44”72) e aos 100 Livres (1´:07”93).

Quem também deu muito boa conta de si, foi Jacinta Manuel Manta (98), Infantil B (na foto), chamada de surpresa à representação da equipa absoluta e que por si só a prova de 200 Mariposa, revelam a postura que a atleta manifestou, em nada desfraldando as expectativas.

Nadaram neste sector, para além das atletas já elencadas, Raquel Almeida Lima (94) e Diana Gomes Santos (96), que estiveram próximo do seu melhor.

CDR – ABPG, no Futebol…

O Clube participou ainda noutras modalidades, em especial no Futebol, nas últimas semanas. No dia 16 de Janeiro, tiveram lugar em Seia e S. Romão, sob a organização da ANDDI e da Casa de Santa Isabel de S. Romão, os campeonatos nacionais e torneios nacionais adaptados em Futsal.

Quanto ao CDR – ABPG, participou num quadrangular do Torneio Nacional Adaptado, onde estiveram também representados o FC Porto, CF Gaia e Casa Santa Isabel.

Na parte da manhã o CDR – ABPG, jogou e perdeu a meia – final com a Casa santa Isabel, por duas bolas a zero. Já na parte da tarde, em jogo para 3º e 4º lugares o CDR – ABPG, viria a lavar a cara e a realizar uma excelente exibição goleando sem qualquer contemplação a equipa do Futebol Clube do porto, por expressivos seis a zero, quedando-se assim no 3º posto deste Torneio.

Jogaram pelo CDR – ABPG: Nélson, Luís, Jorge Teles, Pedro Amaral, João Pedro, Paulo Mota, Paulo Sario e Márcio Saraiva. Estes atletas foram acompanhados pelo dirigente, Nuno Carvalho.

Também no dia 9 de Janeiro, as Escolinhas do CDR – ABPG, já tinham dado sinais de vida na participação do Encontro Local de Escolas, organizado pela Fundação Laura dos Santos.

Sem comentários: