Equipa de Para-Hóquei ABPG

Em Dezembro de 2013, a ABPG teve conhecimento do projeto e desde logo mostrou interesse em realizar formação em Parahóquei, tendo para tal apresentado junto da ANDDI e FPH, os formulários de candidatura não só para obter formação, como para organizar a mesma.

Formulário de Candidatura
Formulário ABPG Preenchido

Assim, em Março de 2014, foi marcado para a Gouveia (Parque da Sra. dos Verdes, que depois por questões atmosféricas, foi deslocado para o NRP e Ringue do NRP), o 3º Encontro Experimental desta modalidade, sob a responsabilidade da ABPG, tendo participado nesse encontro a ABPG, a Casa de Santa Isabel, dirigido por dois técnicos da FPH e na presença do responsável da ANDDI (Costa Pereira). Depois de uma explicação da modalidade, uma breve demonstração e adaptação ao equipamento, foi realizado um trabalho técnico a que se seguiu a ação de jogo. No final, após uma "simpática" molha, foram também distribuídas simpaticamente, meias para todos os atletas presentes.



Comunicado. 3º Encontro Experimental Para Hóquei ANDDI/FPH na ABPG
Relação de Participantes Presentes na Ação
Listagem de Participantes da ABPG

Foi igualmente oferecido um Livro "Manual de Apoio ao Ensino do Hóquei na Escola", com um DVD, manual esse que pode igualmente ser encontrado no site da FPH. Desde então o Parahóquei vem sendo trabalhado na nossa instituição, sob a orientação do Prof. Rui Nascimento, com a colaboração das colegas Paula Meneses, Ângela Morais, Sofia Costa e João Borges, às 5 Feiras , das 17:00 às 18:00 no Ringue do NRP e de Verão no Sintético de S. Pedro, sendo que também se realizaram algumas sessões ao Sábado de manhã.



Posteriormente coube filiar-nos na Federação Portuguesa de Hóquei, tendo em vista a cooperação com aquela Federação e possibilidade de obter seguro desportivo na modalidade, assim como algum apetrechamento em termos de equipamento desportivo, pois foram-nos concedidos 12 Sticks e Bolas de Hóquei (Jogo e Treino), pois o material que tínhamos (Sticks em PVC), não era o mais adequado. Efectuamos igualmente algum investimento em termos de equipamento (Calções e Meias). De momento encontramos-nos a tentar junto do Clube Desportivo de Gouveia, ao abrigo de um protocolo com eles a obtenção de alguns pares de caneleiras já usadas, em fim de vida, para podermos fornecer aos nossos atletas.




Para o presente ano (1015) a ANDDI divulgou o "punhado" de eventos que pretendia dinamizar e estar envolvida, sendo os mesmos alvo de divulgação na sua ANDDILETTER, na página 3.

ANDDILETTER

E eis que chegou o momento do primeiro "embate", com a designação de 1º Torneio das Beiras de parahóquei, tendo cabido à Casa de Santa Isabel, a responsabilidade de organizar esta jornada, que teve lugar no dia 29 de Abril, em S. Romão, tendo participado a equipa da "casa" e a ABPG, e com resultado final, algo desnivelado, a favor dos primeiros, tendo a ABPG apresentado uma equipa mista, na qual apenas se procedeu à alteração de última hora, com a entrada de Nelson Oliveira, em detrimento de Nuno Miguel Lopes (Férias).



Na sequência da observação efectuada pelo selecionador nacional de parahóquei, pois estes encontros servem igualmente para efectuar campos de observação, 1 atleta nosso (José Armando - Guarda Redes), foi selecionado para representar a Seleção Nacional, no próximo europeu da modalidade, de 24 a 27 de Agosto, na Grã-Bretanha (Londres), estando já convocado para o Estágio de Preparação que irá ocorrer em Lousada, nos próximos dia 09 e 10 de Maio, e em que militarão igualmente nessa convocatória dois atletas da Casa de Santa Isabel.


José Armando (Guarda - Redes ABPG) - Seleção Nacional de Parahóquei


O grande evento anual do Parahóquei nacional, está já marcado para a cidade de Gouveia, no dia 10 de Junho, por candidatura efectuada pela ABPG à ANDDI e FPH, para organização do Campeonato Nacional, que deverá contar com 4 Instituições ligadas à modalidade e que se realizará no Campo Sintético de S. Pedro (anexo ao jardim de Infância de Gouveia), com o Health Club da ABPG a dar apoio ao nível de Balneários.





Treinos da equipa de Parahóquei
Equipa empenhada nos treinos. 28 de Maio de 2015



Resumo:

O campeonato nacional de Parahoquéi, decorreu em ambiente de sã convivência e agradável convívio, tendo-se conseguido respeitar o plano e horários traçados. para além das 4 equipas participantes, estiveram representantes da ANDDI, FPH, CMG, repórteres televisivos, uma enviada da Antena Livre de Gouveia que deu algum tratamento radiofónico ao evento, e  um jornalista do Notícias de Gouveia, que também reuniu algum material.

O quadro final dos resultados foi o seguinte:

ABPG 1 x Casa de Santa Isabel 2;
Clube de Gaia 2 x SCM de Vila do Conde 2;
Casa Santa Isabel 2 x Clube de Gaia 6;
SCM de Vila do Conde 2 x ABPG 1;
SCM de Vila do Conde 3 x Casa de Santa Isabel 7
Clube de Gaia 7 x ABPG 1

Fase do jogo inaugural (ABPG x CSI)
A classificação final, do campeonato ficou assim ordenada:
1º Clube de Gaia;
2º Casa de Santa Isabel (S. Romão);
3º Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde (SCM de Vila do Conde);
4º Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG);

Mesa de Troféus e Lembranças
Quanto a agradecimentos, claro está e em primeiro lugar à ABPG (Direcção e colaboradores), pelo apoio institucional que tem dado a todo este projecto, à Câmara Municipal de Gouveia, em particular aos Vereadores Jorge Ferreira, com quem tratamos todo o processo e ao Prof. Joaquim Lourenço, pela sua presença ao longo da jornada e cerimónia de honra e claro está a todos os outros intervenientes (organização, técnicos e atletas), que um a um contribuíram para o sucesso competitivo que foi este campeonato.


2º TORNEIO REGIONAL DAS BEIRAS DE PARAHÓQUEI
OLIVEIRA DO HOSPITAL (ALVOCO DAS VÁRZEAS)
28/04/2016



Disputou-se na data e local acima descritos o Torneio Supracitado, desta feita com a presença da equipa organizadora (ARCIAL - Oliveira do Hospital), mais as habituais Casa de Santa Isabel e ABPG.

Fizemos deslocar para esta competição 7 atletas, que passamos a descriminar:

- José Armando;
- Agostinho Felizardo;
- Nuno Lopes;
- José Santos;
- Hugo Almeida;
- Susete Ferreira;
- Eulália Sofia;

Salientamos o facto de não termos podido contar com alguns jogadores mais poderosos tecnicamente como o Nuno Garcia, o Samuel e o Rui Carvalho, mas que ainda assim os que se deslocaram deram boa conta de si.

Recordamos o facto de grande parte das equipas presentes nesta competição apresentarem atletas oriundos da Formação, com competências físicas e técnicas elevadíssimas, o que não nos surpreende o facto de termos sido campeões europeus (Portugal) no passado Verão e termos revalidado o título mais presentemente ao nível da equipa B.

Creio fazer falta para o desenvolvimento da modalidade, um nível inferior para esta prática que possibilite uma melhor integração e possibilidades a atletas de CAO, ou com menores desempenhos físico-motores.

Nos links abaixo, poderão ser vistos alguns documentos e fotos respeitantes a esta deslocação.



CAMPEONATO REGIONAL DE PARA - HÓQUEI INDOOR
GOUVEIA, 15 DE MARÇO DE 2017







CAMPEONATO REGIONAL DE PARA - HÓQUEI DAS BEIRAS
S. ROMÃO (SEIA), 17 DE MAIO DE 2017

Após uma convocatória inicial, que parecia trazer outras equipas ao confronto regional, acabaram por se encontrar novamente as 3 equipas habituais: ABPG; CSI e ARCIAL, tendo a vitória após jogos todos contra todos de 10´cada, a duas mãos, sorrido à equipa anfitriã, a CSI (S. Romão), ficando a ARCIAL (Oliveira do Hospital em 2º lugar) e a ABPG em terceiro.

O comportamento dos nossos rapazes foi desta feita bem mais meritório, tendo os jogos sido todos bastante disputados e equilibrados, decididos em pequenas faltas de atenção ou lances de maior qualidade individual no momento da decisão.

Assim, após um empate inicial com a Arcial as derrotas seguintes, quase todas pela margem mínima, não esmoreceram a nossa rapaziada, que gostariam continuar a progredir para os embates futuros.


Sem comentários: